quarta-feira, 31 de outubro de 2012


RECEITA 1, econômica – PESCADINHA ASSADA
Ingredientes para o tempero:
  • sal, limão, pimenta-do-reino e azeite misturados;
  • 10 pescadinhas (peça que sejam fornecidas limpinhas).
Modo de preparo:
Coloque as pescadinhas já temperadas e limpas em um tabuleiro untado com azeite de oliva para que não grudem na superfície de contato e leve tudo ao forno pré-aquecido a 200 graus. Ah,cubra com papel alumínio para não torrar a parte superior do preparo. Prontinho, é só comer!
Pescadinhas cobertas com molho vinagrete preparado com pouco líquido (vide abaixo a receita):
Ao forno com batatas assadas. Uma delícia em dose dupla:

RECEITA 2, econômica – CARANGUEJO À ALCIMARA COLA
Ingredientes para o tempero:
  • Sal, cebola, limão, azeite de oliva;
  • 12 unidades do “bicho”.
Modo de preparo: Compre uma cordinha de caranguejo, normalmente com 12 unidades. Coloque-a embaixo da água corrente para que seja feita a limpeza da lama de cada um dos componentes. Ao segurar o caranguejo, pegue-o por trás, o que evitará uma puãzada doída. Esquente água já temperada com sal num caldeirão já com os caranguejos dentro (para que não soltem as puãs), suficiente para comportar todos eles. Corte uns 3 limões ao meio e jogue as 6 bandas dentro da água já fervendo. Use o mesmo procedimento para as cebolas descascadas.
DICA DE MARA: Não joguem os caranguejos em água fervente. As perninhas tendem a soltar-se com o choque. É o que se chama de “morte súbita do frango-d’água”. Despeje mais ao final, quando o marisco estiver bem vermelhinho na panela, um fio de azeite de oliva para dar sabor e soltar o conteúdo das patinhas e das puãs. Desligue o fogo. Aguarde 7 minutos para ser consumido. É o tempo para “pegar” o temperinho tão saboroso. O preparo pode ser enriquecido com tempero verde (salsa e cebolinha) a ser acrescido ao final. 
Pensava ser a vida fácil até que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário